Busca:

Setor quaternário da Economia


O setor quaternário e um setor econômico que inclui os serviços altamente intelectuais tais como investigação, desenvolvimento e inovação (I+D, I+D+I).

Tradicionalmente se considera como uma parte do setor terciário, mas sua importância cada vez mais crescente e diferencial tem feito que alguns autores destaquem sua consideração como um setor aparte dos outros.

Inclui a indústria de alta tecnologia, de tecnologias da informação e das telecomunicações e algumas formas de investigação cientifica, assim como a educação, a consultoria e a indústria da informação.

O setor quaternário pode ser visto como o setor no qual as companhias investem com a perspectiva de assegurar futuras expansões. A investigação esta orientada para a redução dos custos, expansão de mercados, produção de idéias inovadoras, novos métodos de produção e manufatura, entre outros.

Para muitas industrias, como as grandes farmacêuticas (ex. Pfizer), este setor e o mais valioso, porque cria futuras linhas de produtos das quais a companhia pode ou certamente vai se beneficiar no longo prazo.

Dentro deste pujante setor se incluem também a paulatina migração dos trabalhadores para lugares afastados dos próprios centros de trabalho e de produção, quer dizer, o trabalho a distancia, ou tele trabalho, que se vê facilitado pelos novos meios de comunicação: telefone, celular, fax, e sobre tudo, a Internet, que esta permitindo em grande medida o trabalho intelectual realizado desde o próprio lar do trabalhador.

O tempo perdido no deslocamento até os centros de trabalho, vai se ver substituído por horas vagas que ganha o trabalhador do setor quaternário e se obterá uma maior produtividade nas empresas que dão este tipo de facilidades laborais para seus empregados.

Os centros de trabalho tradicionais vão virar instalações de atenção ao cliente e em estruturas que proporcionam a imagem das empresas, mas as próprias oficinas de trabalho se acham deslocadas por toda a cidade, inclusive afastados dela ou em outras cidades ou países.

As instalações do setor quaternário vão virar edifícios e escritórios de reuniões aonde poder fazer palestras em comum sobre o trabalho realizado durante um período de tempo determinado (reuniões semanais, quinzenais, mensais, etc)

Estes edifícios vão aparecer a meio caminho entre a cidade e os sítios residenciais já que nestes lugares a terra e bem mais barata que na cidade, e as comunicações são melhores do que no meio da urbe.

E nestes lugares que vemos surgir dia com dia fisicamente às novas instalações das empresas do nascente setor quaternário.

Post Relacionados

4 Comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

  1. achei essa pesquisa o maximo

    Comentário por Jessica — 11 de julho de 2011 #

  2. Gostei muito deste site para fazer pesquisar e pretendo entra ele sempre obrigado por este site existir

    Comentário por vitoria — 19 de setembro de 2011 #

  3. muito bom

    Comentário por pedro augusto — 18 de outubro de 2011 #

  4. esse site é mt bom vú gstei mt ele me serviu mt nos trabalhos da escola!!
    mt obrigado.

    Comentário por prikitolina — 21 de Março de 2012 #

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil