Busca:

Satisfeito o governo brasileiro com o PIB 2009, ainda que foi negativo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vários de seus ministros qualificaram de satisfatório o desempenho da economia brasileira em 2009, alem que registrou uma queda de 0,2% no meio da crise mundial.

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que em uma reunião com Lula este calcificou de excelente o resultado, considerando os efeitos da crise econômica e financeira mundial.

Em acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2009 o PIB (Produto Interno Bruto) apresentou uma redução de 0,2% em comparação com o ano anterior.

Após se referir que o ano passado o PIB somou 3 bilhões de reais (perto de 1 bilhão e 750 milhões de dólares), a entidade disse que no quarto trimestre superou em 2% o terceiro trimestre y em 4,3% igual período em 2008.

A pesar do resultado negativo, Brasil se colocou entre as 10 nações do mundo e entre as 6 do G-20 (as 20 principais da economia) com o melhor desempenho em 2009, respondendo a que outros países desenvolvidos tiveram piores desempenhos e alguns ainda estão no buraco da crise.

Segundo Mantega, Lula se preocupou mas pelo desempenho da economia no ultimo trimestre do ano passado e nos dos primeiros meses deste ano, em tanto as autoridades esperam um crescimento do PIB superior ao 5% para 2010.

Falou que Brasil fechou 2009 com “chave de ouro” porque com seu resultado do quarto trimestre demonstro ter deixado a crise para atrás, e destacou a diferença com outras muitas nações aonde aumentou o desemprego “aqui geramos perto de um milhão de novos postos de trabalho”.

Por sua parte, o ministro de Planificação, Paulo Bernardo, indicou que a pesar do PIB negativo de 2009, se conseguiu chegar num resultado “não tão mau” do que prognosticavam os números do primeiro, segundo e terceiro trimestres.

Nem por isso, afirmou, acabamos com um bom ritmo de crescimento, o que fortalece as expectativas sobre 2010.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil