Produção e emprego devem crescer em 2011 impulsionados pela atividade industrial
Postado por MGonzalez no 17 de dezembro de 2010A produção e emprego devem crescer em 2011 impulsionados pela atividade industrial. Para a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro mais de 70% das empresas fluminenses pretendem aumentar a produção.
A pesquisa foi feita com cerca de 300 empresas fluminenses mostrando que uma em cada quatro empresas está trabalhando em ritmo de produção acima do esperado no quarto trimestre deste ano.
A projeção exibe que 70,7% das empresas pretendem aumentar a produção no ano que vem, enquanto 52,9% prevêem ampliar o número de contratações em relação a 2010, que já teve expansão para 41,4% dos consultados. “Uma em cada 2 empresas pretende elevar as contratações”, informou a diretora de Desenvolvimento Econômico da Firjan, Luciana de Sá. Linha de montagem (52,2%) e controle de qualidade (19,2%) são as áreas que devem liderar as contratações.
A pesquisa indica também que os investimentos devem aumentar no próximo ano para 61,3% dos entrevistados, diante da expectativa de melhoria do cenário externo, de demanda interna aquecida e de previsão de investimentos no Rio de Janeiro. Os megaeventos esportivos que ocorrerão, como a Copa do Mundo de 2014, são os principais incentivadores da expansão dos investimentos no estado. Para 24,2% dos entrevistados, também é importante a exploração de petróleo na camada do pré-sal.
A maioria dos empresários (80,1%) está muito confiante na evolução da economia brasileira e espera que o governo promova mais avanços ou desenvolvimento principalmente nas áreas de infraestrutura, segurança pública e saúde.
No âmbito estadual, o diferencial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em relação a outros estados lidera a lista de problemas enfrentados pelas empresas, seguindo pela competição nacional acirrada e dificuldades na obtenção de licenças ambientais.
A diretora da Firjan salientou que pela primeira vez foi captada pela pesquisa uma questão chave para as empresas hoje, que é a banda larga de baixa qualidade. O problema foi apontado por quase 10% das companhias.
Post Relacionados
Publicado em: 17 de dezembro de 2010
Categorias: Economia, Economia Brasil, Economia Brasil 2010, PIB 2010, Setores da economia
Sem comentários
RSS de comentários. TrackBack URI