Busca:

Presidenta ordenou privatizar novos terminais de aeroportos


Entre as primeiras medidas de governo a presidente Dilma Rousseff destacou a medida que faz parte de pacote que será baixado por meio de medida provisória. Ela decidiu entregar à iniciativa privada a construção e a operação dos novos terminais dos aeroportos paulistas de Guarulhos e de Viracopos, dois dos principais do país.

Outras fontes ampliarem a iniciativa afirmando que um novo terminal para o aeroporto de Brasília também poderá entrar no pacote.

O texto inclui também a abertura do capital da Infraero (estatal responsável pela administração do setor aeroportuário) e a criação de uma secretaria ligada à Presidência da República para cuidar da aviação civil, de acordo com o informado.

A equipe presidencial já tem conversado com empresas aéreas como a TAM e Gol, que manifestaram interesse na construção e operação de novos terminais. O prazo da concessão deve ser de 20 anos. A meta oficial do pacote é desafogar aeroportos que serão vitais para a Copa do Mundo de 2014. Assessores da presidente disseram que ela deu prazo de 15 dias para finalizar o texto.

Segundo a Infraero, o governo federal precisa investir R$ 5,5 bilhões nos aeroportos ligados as 12 sedes da Copa. A avaliação dentro do governo é que a estatal não terá condições técnicas para, sozinha, bancar esses projetos. Durante o governo Lula, o ministro de Defesa, Nelson Jobim defendeu que a administração de todos os aeroportos fosse concedidas à iniciativa privada.

O projeto foi rejeitado por Lula e pela então ministra Dilma (Casa Civil). Ambos temiam o rótulo de privatizantes – mo mesmo rótulo que o PT procurava impingir ao principal adversário na eleição, José Serra (PSDB).

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil