Busca:

Por causa da crise, as privatizações das empresas na Europa são uma boa opção para os investimentos brasileiros


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, defendeu nesta quarta-feira (26) a participação de empresas brasileiras nos leilões de privatização que serão realizados na Europa em países como Portugal, Itália e Espanha.

privatizacao

“Estamos vendo um declínio do velho mundo e uma emergência do novo mundo. É exatamente na crise que aparecem as boas oportunidades”, disse o ministro, após participar de debate, em evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.

Segundo ele, a crise internacional está abrindo oportunidades para a internacionalização de empresas brasileiras. “Em Portugal, as principais empresas estatais vão à leilão até o final do ano. A Itália vai fazer um programa de 100 bilhões de euros de privatizações, o equivalente a um terço do patrimônio italiano”, destacou.

Ele lembrou que empresas brasileiras como a Eletrobras já apresentaram proposta no leilão de venda da participação do governo português na companhia de energia EDP, e estão disputando a concorrência ao lado de chineses e alemães.

A participação de estatais brasileiras em outras disputas no exterior depende, porém, segundo Mercadante, de decisão da presidente Dilma Rouseff.”Empresas estatais podem eventualmente participar, mas os consórcios têm que ser formados com empresas privadas”, disse o ministro.

Segundo ele, o governo poderá inclusive apoiar as empresas brasileiras com linhas de financiamento. “Quando o Brasil privatizou empresas, bancos públicos e governos participaram ativamente das condições definanciamento para comprar empresas no Brasil. O estado brasileiro tem de ser parceiro, se for um bom projeto, se for alguém com condições de tomar crédito, seguramente o BNDES está pronto para apoiar”, disse.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil