Busca:

Os benefícios das empresas de excelência na economia brasileira


O presidente do Conselho do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Elcio de Lucca, declarou nesta terça-feira (23), na abertura da Missão Nacional do Prêmio MPE Brasil 2011, em São Paulo, que "é preciso reconhecer também que a economia brasileira está se fortalecendo porque o Brasil está se assentando em uma base de empresas que buscam a excelência em gestão e competitividade, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Esses negócios estão ajudando na qualidade dos fundamentos econômicos do Brasil”.

MEG

O encontro tem como objetivo proporcionar a troca de experiências com líderes de organizações brasileiras que adotam o Modelo da Excelência da Gestão (MEG), além de compartilhar boas práticas de gestão, que podem servir como referencial, na busca pela excelência das MPEs. Nove micro e pequenas empresas vencedoras nacionais do MPE Brasil 2010 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, participam desde ontem de visitas às fábricas da Embraer, Natura e Gerdau Araçariguama, em São Paulo.

Sebrae

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, José Claudio dos Santos, que também participou da abertura, disse que, qualquer setor da economia hoje é um grande portador de futuro, mas que, para crescer, é preciso ter qualidade. “Serão geradas no Brasil mais de 900 oportunidades de negócios nos próximos anos, e não haverá espaço para os aventureiros”.

Segundo ele, na busca da qualidade e da eficiência é que está o papel do Sebrae, porque terão futuro as empresas que estiverem mais preparadas para buscar essas oportunidades. Santos acredita que o caminho da excelência na qualidade das pequenas empresas passa pela multiplicação e doutrinação das boas práticas. "O Sebrae e seus parceiros estão formando um exército de empresários e gestores multiplicadores em todo o país, para levar este modelo bem sucedido aos seis milhões de micro e pequenas empresas que existem atualmente”, complementou.

Para o presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e conselheiro do governo federal, Jorge Gerdau, a grande mudança que ocorrerá no país terá de ser feita pela classe empresarial, “que sabe sonhar, cumprir promessas e realizar as ações necessárias”.

Participaram também o presidente do Conselho da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Mauro Figueiredo, e o superintendente geral da FNQ, Jairo Martins.

MPE Brasil

O Prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas é uma iniciativa conjunta do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A iniciativa reconhece o desempenho da gestão de micro e pequenas empresas que se destacaram na etapa estadual do Prêmio, realizada em todos os estados brasileiros. As candidatas são avaliadas pela excelência da gestão e a capacidade empreendedora do seu gestor, por meio da utilização do questionário de auto avaliação, com base nos oito critérios de excelência que compõem o Modelo de Excelência da Gestão (MEG).

As inscrições para o Premio MPE Brasil 2011 vão até o próximo dia 31 de agosto.

Imagem: http://www.fnq.org.br

Post Relacionados

1 Comentário

RSS de comentários. TrackBack URI

  1. […] ranking de Desempenho Econômico das […]

    Pingback por O desempenho econômico das metrópoles — 4 de novembro de 2012 #

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil