Busca:

O encontro dos Ministros de Finanças da Zona do Euro no Eurogrupo


Risco-Brasil chegou aos 171 pontos-base enquanto o foco dos investidores segue nos desdobramentos da crise fiscal na Europa. O encontro do Eurogrupo, fórum que reúne os ministros de finanças da Zona do Euro, ia dar contar das novidades em relação ao caminho para conter a crise da dívida na Europa, além de propostas de aumento do tamanho do EFSF (Fundo Europeu de Estabilização Financeira).

No último domingo, o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, aclarou que o banco central norte-americano poderia estender o valor do atual pacote de ajuda de US$ 600 bilhões frente à manutenção da queda do nível de emprego e do cenário econômico desfavorável.

Enquanto isso, no Brasil, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a reforçar o compromisso do próximo presidente com o controle da dívida pública. O ministro declarou que o objetivo da equipe econômica é que o Brasil chegue ao final do próximo governo com uma dívida pública de 30% do PIB (Produto Interno Bruto), ante os 41% projetados para 2010. Também foi procurado para falar da inflação. Ele defendeu uma visão oposta ao consenso do mercado, afirmando que os analistas deveriam focar mais nos núcleos de inflação, ao invés de analisarem simplesmente a “inflação cheia”.

O indicador de risco Brasil calculado pelo conglomerado norte-americano JP Morgan encerrou a 171 pontos-base. O que é o risco-País? Como cada governo que emite papéis no mercado externo em geral tem mais do que um título no mercado, o banco norte-americano JP Morgan decidiu criar um índice que pudesse combinar todos estes papéis e obter um indicador único, que pudesse ser usado como uma medida de risco global. Assim criou, no final de 1993, o Embi+ (Emerging Markets Bond Index Plus), ou Índice de Bonds de Países Emergentes, que mede o desempenho dos países.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil