Medidas para combater especulação
Postado por MGonzalez no 7 de janeiro de 2011Comencou desde hoje um novo esquema para as instituições financeiras, que agora terão que recolher ao Banco Central (BC) 60% sobre o valor da posição de câmbio vendida que exceder US$ 3 bilhões ou o montante equivalente ao patrimônio de referência do banco. Objetivo e claro: ajudar a conter a queda do dólar.
Para o diretor de Política Monetária do BC, Aldo Mendes, a tendência é que a cotação do dólar aumente. “A princípio [a medida] vai gerar alguma demanda por dólar, o que tende a fazer com que a cotação suba”. Esse depósito que os bancos são obrigados a depositar será recolhido em espécie e não será remunerado. As instituições terão 90 dias para se adequar à nova regra.
“Com a medida, o Banco Central visa a melhorar o funcionamento do mercado de câmbio à vista e reduzir as posições vendidas do sistema que em dezembro de 2010 alcançaram o valor de US$ 16,8 bilhões”, diz o BC.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que “Tinha muita gente apostando na desvalorização do dólar”, e “a cotação estava acontecendo mais no mercado derivativo futuro do que nos negócios à vista”.
Segundo o ministro, “são quase uma taxação para o excesso de posição vendida, é sempre a de atuar onde a pressão estiver acontecendo”. Como o câmbio sofre influências do mercado externo, o ministro da Fazenda preferiu não arriscar palpites quanto aos efeitos das medidas do BC sobre a cotação do dólar no Brasil.
Post Relacionados
Publicado em: 7 de janeiro de 2011
Categorias: Economia, Economia Brasil, Economia Brasil 2010, Economia Brasil 2011, PIB 2010, PIB 2011, PIB Brasil, Setores da economia
Sem comentários
RSS de comentários. TrackBack URI