Busca:

Mantega prevê obstáculos em 2012, mas acredita em economia brasileira


Em audiência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, nesta terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que 2012 será um ano de desafios para a economia brasileira. Ele destacou a ainda presente crise econômica internacional como principal obstáculo, mas disse acreditar que o país tem condições de enfrentar as turbulências.

Economia6“Foi complicado em 2011. Tivemos que enfrentar a inflação e a crise. Mas o crescimento da economia [2,7% em 2011] foi satisfatório e se deu com a elevação do nível do emprego. Nesse quesito, a população está sendo bem atendida”, afirmou, acrescentando que o Brasil continua sendo um dos poucos países com o privilégio de crescer gerando empregos e elevando a massa salarial.

Como forma de enfrentar a crise, Mantega defendeu a política fiscal do governo com o controle de gastos públicos e manutenção da meta fiscal 3% acima do Produto Interno Bruto (PIB).

“O Brasil caminha para ter taxa de juros em patamares que poderemos dizer, assim, normais, de um dígito”, acrescentou.

Perguntado pelo senado Álvaro Dias (PSDB-PR) sobre a denúncia de desvio de verbas na Casa da Moeda, o ministro apenas informou que uma sindicância foi aberta para apurar o caso.

Sobre os conflitos entre a direção do Banco do Brasil e a Previ, Mantega disse serem apenas “fofocas”.

“É uma tempestade em copo da água. São instituições sólidas. As equipes são sólidas e com lucros elevados. A equipe é eficiente. Apareceram fofocas de gente disputando cargos”, disse.

Post Relacionados

1 Comentário

RSS de comentários. TrackBack URI

  1. […] acumulado dos primeiros onze meses de 2011, o IBC-BR indica crescimento econômico, porém, modesto. O avanço foi de apenas 2,84% em relação a igual período de 2010, na série […]

    Pingback por Economia reagiu em novembro, afirma o BC — 7 de junho de 2012 #

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil