Busca:

Inflação vai cair, diz Tombini


O IBGE divulgou nesta 6ª feira o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que mede a inflação no país. Em setembro, tivemos uma alta de 0,53% – o maior para o mês desde 2003 – ante uma variação positiva de 0,37% em agosto. Antes, porém, que os catastrofistas de plantão se arvorem mais uma vez em profetas do caos, tudo indica que a inflação deve cair. Assim falou o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini.

porcento2

Palavra de Tombini: a previsão de menor crescimento da economia este ano e as medidas de contenção do crédito tomadas pelo BC ajudarão a conter a inflação. Além disso, a retração da economia internacional e a desaceleração da produção brasileira permitirão que o BC continue com cortes graduais dos juros básicos.

O presidente do Bc prevê, ainda, que até dezembro de 2012, o IPCA convergirá para o centro da meta de 4,5% (e tem,. ainda, a banda, de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo, não é?). Mas, voltando ao IPCA de setembro: dentre os responsáveis pela alta inflacionária estão os grupos de alimentação, bebidas e transportes.

Passagens aéreas: crescimento assustador dos preços

Juntos eles contribuíram com uma elevação de 0,30 ponto percentual para a alta de 0,53% do IPCA. Agora, analisando os dados do relatório do IBGE, o que chama a atenção é o crescimento assustador do preço das passagens aéreas.

Elas ficaram mais caras em até 23,40% em setembro ante queda de 5,91% no período imediatamente anterior (agosto). De janeiro a setembro, esse aumento chega a 31,57%. Alguns atribuem o aumento ao crescimento extraordinário da demanda.

Mas, a rigor, o órgão regulador, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), tem que cumprir o seu papel e, principalmente, antes de tudo dar uma explicação à sociedade. Afinal, a aviação comercial é uma concessão pública e o setor está quase monopolizado. Na prática, apenas três empresas controlam a oferta no Brasil e em todo o mundo.

Post Relacionados

1 Comentário

RSS de comentários. TrackBack URI

  1. […] em termos nominais, ou de 9,12% de aumento real, descontada a inflação do período, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o parâmetro para as correções […]

    Pingback por Arrecadação do Leão acompanha tendência positiva no rumo da economia — 4 de novembro de 2012 #

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil