Busca:

Glossário Econômico Básico – Letra F e G


Factoring – Atividade em que empresas especializadas compram títulos (duplicatas, promissórias e até cheques pré-datados) com desconto. Pagam esses títulos a vista, o que gera, nas empresas que detinham esses documentos, dinheiro em caixa.

Falência – Sentença judicial decretada pela falta de pagamento aos credores. Pode ser voluntária ou involuntária, como resultado de ações dos credores da empresa.

INF10

Faturamento – Valor total recebido com a venda de produtos ou serviços de uma empresa. Entram ainda nesta conta os ganhos obtidos com aplicações financeiras ou venda de ativos. É diferente de receita

Federal Reserve Bank (Fed) – É o Banco Central americano.

Fisiocracia – No século XVIII, o francês François Quesnay (1694-1774) funda a escola fisiocrata, que contesta o pensamento mercantilista. Outro representante é o francês Anne Robert Jacques Turgot (1727-1781), autor de Reflexões sobre a Formação e a Distribuição da Riqueza (1766).

Os fisiocratas defendem as sociedades agrícolas porque, para eles, a terra é a única fonte de riqueza de uma nação. A indústria e o comércio são necessários, porém produtivos por se limitar a transformar uma coisa em outra ou a transferir de lugar mercadorias preexistentes.

O estudo Quadro Econômico (1756), de Quesnay, é a primeira análise do equilíbrio global da economia. Nele, o autor demonstra como a renda gerada na agricultura é redistribuída na comunidade. Ao contrário dos mercantilistas, os fisiocratas rejeitam a interferência do governo nas atividades que seguem leis naturais da economia – oferta e procura. A expressão laissez-faire, laissez-passer (deixar fazer, deixar passar), que se converte na máxima do liberalismo, nasce com os fisiocratas.

Fluxo de Caixa – Movimentação do caixa de uma empresa resultante de pagamento ou recebimento de dinheiro.

Franchising – Método de comercialização em que se paga uma quantia em dinheiro durante determinado período pelo uso de uma marca, passando-se a operar de acordo com um padrão estabelecido de funcionamento. É o sistema de venda das lanchonetes McDonald´s, por exemplo. Cada uma das lojas é chamada de franquia.

Franquia – Livre entrada (ou saída) de mercadorias em um país, sem pagamento de impostos ou controle alfandegário.

Fundo de investimento – É uma espécie de condomínio de investidores que funciona da seguinte maneira: o dinheiro é entregue a um profissional que irá administrá-lo. Cabe a ele encontrar os investimentos disponíveis no mercado (ações, títulos, entre outros) que podem oferecer a melhor rentabilidade à bolada que irá aplicar.

Fundo Monetário Internacional (FMI) – Agência especializada das Organizações das Nações Unidas (ONU) criada em 1944 para promover a cooperação financeira entre os países-membros. Cada um deles tem direito à cota de saques durante o ano e existe ainda um esquema paralelo de ajuda a países em dificuldades financeiras.

Globalização – Processo de interdependência econômica mundial que acontece com a abertura do comércio internacional. Significa um avanço do capitalismo, um mecanismo que busca a redução de custos e o aumento da produtividade na fabricação de mercadorias. Há dois ingredientes fundamentais para a consolidação desse fenômeno: a queda de barreiras alfandegárias entre os países e a revolução tecnológica, em particular no campo da informação (computador, telefone, televisor e internet). A combinação desses fatores provoca drásticas mudanças no processo produtivo, liderado por empresas transnacionais, e na forma como são feitos os investimentos mundiais.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil