FMI reduz projeção de crescimento da economia brasileira
Postado por MGonzalez no 24 de Janeiro de 2012O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou nesta terça-feira que um agravamento da crise das dívidas de países na União Europeia (UE) pode provocar uma recessão na economia global.
Em relatório divulgado também nesta terça, o órgão reduziu as expectativas de crescimento para o Brasil, que deve voltar a avançar abaixo da média mundial, segundo as previsões.
– A recuperação mundial, que já demonstra sinais de fraqueza, corre risco de estagnação. O mundo pode mergulhar em uma nova recessão econômica se a crise da Europa for intensificada – afirmou Olivier Blanchard, economista-chefe da instituição, em entrevista coletiva de divulgação do relatório World Economic Outlook.
O levantamento prevê um crescimento do PIB brasileiro de 2,9% em 2011 e 3% para 2012, números que ficaram abaixo da média desses ano anos para as expectativas globais (3,3%) e dos países em desenvolvimento (5,4%). A previsão do FMI para o PIB de 2011 do Brasil, ficou abaixo dos dados projetados pelo último boletim Focus, de economistas consultados pelo Banco Central, que espera um crescimento de 3,27% no ano.
Para 2013, o Fundo estima que a expansão global se fortaleça para 3,9%. Pela primeira vez desde a erupção de crise de dívida, há dois anos, o FMI informou que as 17 nações da zona do euro devem entrar em uma leve recessão em 2012, com uma contração de cerca de 0,5%.
Post Relacionados
Publicado em: 24 de Janeiro de 2012
Categorias: Crise economia, Desemprego, Economia, Economia Brasil, Economia Brasil 2012, Emprego Brasil, Noticias Econômicas do Brasil, PIB 2012, PIB Brasil, Problemas Comerciais, Setores da economia
1 Comentário
RSS de comentários. TrackBack URI
[…] do Brasil no grupo, na qual o país já vinha se mantendo. Na lanterna está a Rússia, que teve um crescimento de 2,7% no trimestre […]
Pingback por Economia do Brasil desacelera — 2 de junho de 2012 #