Busca:

Fechamento de indústrias ameaça municípios


O fechamento da unidade do Frigorífico Independência em Anastácio, a 145 quilômetros de Campo Grande, vai comprometer a economia local e da cidade de Aquidauana, que também perde com a demissão de cerca de 900 funcionários incluindo as duas cidades.

chancho-roto3

A avaliação é do prefeito de Anastácio, Cláudio Valério da Silva (PMDB), que ressalta que só soube do fechamento da unidade por meio da imprensa. "Nós não fomos comunicados pela empresa sobre o fim dos trabalhos. É uma noticia muito ruim", desabafa.

Conforme Valério, o impacto maior com as perdas dos postos de trabalhos nas duas cidades será no comércio. No que diz respeito a arrecadação municipal, o município deixa de arrecadar o ISSQN (Imposto Sobre Serviços Sobre Qualquer Natureza) que gerava em media R$ 20 mil mensais aos cofres da prefeitura.

O prefeito lembra que esta não é a primeira crise enfrentada pelo município e em que todas as ocasiões não houve interesse da direção em informar a prefeitura sobre a intenção de encerramento das atividades. "Estou em meu quarto mandato, já passamos por problemas como esses. Mas nunca houve interesse das empresas de pedir apoio da prefeitura", reclama.

Conforme Valério na próxima terça-feira, ele irá se reunir com o governador André Puccinelli (PMDB), para discutir em outros assuntos relacionados ao município, os encerramento das atividades do Independência.

"Estamos tentando uma maneira de retomar os postos de trabalho. Seja através do mesmo frigorífico ou de outro que tenha interesse de vir para cá", afirmou dizendo que a prefeitura também costura uma forma de evitar uma nova interrupção como essa.

Cláudio Valério ressalta a importância da manutenção da atividade industrial na região, já que a economia é baseada na pecuária de corte. "Estamos localizados no portal do Pantanal, onde diversas atividades não podem ser desenvolvidas por agressão ao meio ambiente", finaliza.

Em Nova Andradina, onde mais de mil pessoas perderam o emprego, o prefeito de Gilberto Garcia passou a manhã em reuniões para discutir o impacto do fechamento do Independência e das demissões.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil