Busca:

Favoráveis expectativas do empresariado industrial para 2011


As previsões, segundo a Sondagem de Investimentos da Indústria de Transformação, realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), mostrou que são favoráveis as expectativas do empresário industrial para 2011 em setores como investimento, faturamento e emprego.

As conclusões são mais promissoras que as realizadas o ano passado em todos os quesitos. E o otimismo do resultado pode ser comparado ao verificado em 2007 para o ano de 2008, quando a economia do Brasil encontrava-se num período bastante aquecido. Entre outubro e novembro, para a sondagem foram consultadas 829 empresas, responsáveis por vendas de R$ 452 bilhões.

O estudo mostrou que em termos de capital fixo as projeções são positivas já que 55% das empresas estão programando investir mais em relação ao ano anterior. E a maior porcentagem desde o ano de 2005.

Na outra ponta, apenas 15% das empresas estão planejando reduzir o volume de investimentos, sendo esta a menor proporção desde 2008, quando ficou em 13%. Fica também em destaque o fato de que todas as categorias de uso estão otimistas em relação aos investimentos em 2011.

Na questão do faturamento, passou de 69% para 72% a proporção de empresas que estimam crescimento das vendas em 2011, representando o segundo maior nível da série histórica, abaixo apenas da previsão feita em 2005. Já em relação àquelas que projetam diminuição do faturamento no próximo ano o número caiu de 8% para 6%.

Também destacou o aumento da parcela de empresas que pretendem aumentar as vendas em 2011 nas categorias bens de consumo duráveis e materiais para construção, que atingiram os níveis mais elevados da série, de 84% e 81%, respectivamente.

Outro dado afirmou que cerca de 43% da empresas pretendem aumentar o total de pessoal ocupado, em relação aos 40% indicados no ano anterior. Apenas 8% das companhias pesquisadas pretendem diminuir o contingente de mão de obra no próximo ano, informou a FGV.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil