Favoráveis expectativas do empresariado industrial para 2011
Postado por MGonzalez no 20 de dezembro de 2010As previsões, segundo a Sondagem de Investimentos da Indústria de Transformação, realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), mostrou que são favoráveis as expectativas do empresário industrial para 2011 em setores como investimento, faturamento e emprego.
As conclusões são mais promissoras que as realizadas o ano passado em todos os quesitos. E o otimismo do resultado pode ser comparado ao verificado em 2007 para o ano de 2008, quando a economia do Brasil encontrava-se num período bastante aquecido. Entre outubro e novembro, para a sondagem foram consultadas 829 empresas, responsáveis por vendas de R$ 452 bilhões.
O estudo mostrou que em termos de capital fixo as projeções são positivas já que 55% das empresas estão programando investir mais em relação ao ano anterior. E a maior porcentagem desde o ano de 2005.
Na outra ponta, apenas 15% das empresas estão planejando reduzir o volume de investimentos, sendo esta a menor proporção desde 2008, quando ficou em 13%. Fica também em destaque o fato de que todas as categorias de uso estão otimistas em relação aos investimentos em 2011.
Na questão do faturamento, passou de 69% para 72% a proporção de empresas que estimam crescimento das vendas em 2011, representando o segundo maior nível da série histórica, abaixo apenas da previsão feita em 2005. Já em relação àquelas que projetam diminuição do faturamento no próximo ano o número caiu de 8% para 6%.
Também destacou o aumento da parcela de empresas que pretendem aumentar as vendas em 2011 nas categorias bens de consumo duráveis e materiais para construção, que atingiram os níveis mais elevados da série, de 84% e 81%, respectivamente.
Outro dado afirmou que cerca de 43% da empresas pretendem aumentar o total de pessoal ocupado, em relação aos 40% indicados no ano anterior. Apenas 8% das companhias pesquisadas pretendem diminuir o contingente de mão de obra no próximo ano, informou a FGV.
Post Relacionados
Publicado em: 20 de dezembro de 2010
Categorias: Economia, Economia Brasil, Economia Brasil 2010, PIB 2010, PIB Brasil, Setores da economia
Sem comentários
RSS de comentários. TrackBack URI