Busca:

Estímulos e reestruturação da dívida podem melhorar economia americana


A inflação, fantasma que assombrou durante décadas a economia brasileira e foi vencido com grandes sacrifícios e políticas econômicas ousadas e responsáveis pode ser o remédio para estimular as economias dos países ricos.

recesión-en-españa-pib-volvió-a-caer-en-el-cuarto-trimestre-de-2009

Uma combinação de novos estímulos monetários nos Estados Unidos com uma profunda renegociação das dívidas dos países da União Europeia aliada a uma maior tolerância com a inflação tem sido apontada como uma solução possível por respeitados economistas para estimular o crescimento das economias em crise.

O principal defensor dessa tese tem sido o ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de Economia e Políticas Públicas na Universidade de Harvard, Kenneth Rogoff. Segundo ele, a prioridade nos Estados Unidos é aliviar a dívida, principalmente a das famílias. Na região do euro, de acordo com Rogoff, é necessário reduzir os déficits dos países mais periféricos como Grécia, Portugal e Irlanda.

“Os bancos centrais devem adotar uma política expansionista de longo prazo e imprimir moeda para garantir liquidez, facilitar a redução do endividamento, mesmo que para isso seja necessário tolerar uma inflação mais alta, entre 4% e 6%, acima dos 2% tolerados atualmente pelas economias desenvolvidas”, tem afirmado Rogoff em artigos recentes.

No ano passado, a inflação registrada nos países da zona do euro foi de 2,21% e nos Estados Unidos a taxa ficou em 1,37%, bem abaixo da inflação mundial de 4,1% segundo dados do FMI. No mesmo período, o Brasil registrou variação de 5,91% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e encerrou 2010 com um crescimento da economia de 7,5%.

Post Relacionados

1 Comentário

RSS de comentários. TrackBack URI

  1. […] olho na Irlanda Postado por MGonzalez no 22 de novembro de 2010 A notícia que a Irlanda solicitará ajuda internacional com a finalidade de proteção de seu setor bancário marcava hoje […]

    Pingback por De olho na Irlanda — 3 de novembro de 2012 #

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil