Busca:

Empresas de TI de Portugal procuram parcerías no Brasil


Animadas com o crescimento da economia do Brasil, empresas portuguesas de pequeno e médio porte de tecnologia da informação e comunicação (TIC) estão interessadas em disputar o mercado brasileiro. Para encurtar o caminho de entrada no País, elas buscam alianças locais. Os alvos são sócios e também parceiros de vendas, segundo informa a Inova-Ria, associação sem fins lucrativos que repre senta empresas do setor na cidade de Alveiro, em Portugal.

clip_image002

Com esse objetivo, cerca de dez empresas de TIC daquele país estiveram no Brasil na semana passada participando de uma missão promovida pela Inova-Ria com apoio da incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN) e do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), ambos de Portugal.

O grupo veio para estudar o mercado local e as oportunidades de negócios. Os empresários aproveitaram para participar da Interdidática, Feira Internacional de Tecnologia Educacional e Formação, o maior evento do segmento na América Latina, realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.

“O Brasil é um mercado emergente muito grande, diferente de Portugal, que é pequeno. Buscamos parceiros com maturidade para formar joint venture, que é o modelo preferido de algumas de nossas associadas”, diz António Teixeira, diretor da Inova-Ria, que representa 67 associados do setor de TIC, incluindo grandes, pequenas e médias empresas. Entre as quais estão a Portugal Telecom Inovação, do grupo Portugal Telecom, que era controladora da operadora móvel Vivo com a espanhola Telefónica e atualmente tem participação nos negócios da Oi.

Teixeira informa esse grupo está em busca de alianças no Brasil, principalmente no setor de educação. São empresas como Edubox, Skillmind, Multivector, Nautilus S.A., Decitrel Inovação, Rederia e iPoint.

Todas são companhias que faturam cerca de 5 milhões de euros ao ano e empregam entre cinco e cem funcionários. Teixeira informa que elas esperam encontrar no Brasil parceiros que estejam nos mesmos patamares.

Outras associadas da Inova-Ria já estão operando no mercado brasileiro em parceria com empresas locais. Entre elas a Globaltronic, que fornece sistemas de telecomunicações; e a HFA fabricante de conversores para TV digital.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil