Busca:

Desempenho da economia é puxado pela demanda doméstica


O desempenho da economia brasileira em 2011 seguiu o padrão dos últimos anos. Mais uma vez a atividade foi puxada pela demanda doméstica, principalmente o consumo das família. Já o setor externo afetou negativamente o PIB (Produto Interno Bruto) devido ao aumento das importações de bens e serviços.

Economia9

Se o PIB fosse medido apenas pela demanda doméstica, teria crescido 3,4%, apontam dos dados do IBGE. Mas como o setor externo deu uma contribuição negativa para o PIB de 0,7%, ele fechou o ano com alta de 2,7% apenas.

O consumo das famílias aumentou 4,1% em 2011, após alta de 6,9% em 2010. Apesar de ter sido o oitavo ano seguido de expansão, esse crescimento é o menor desde 2003, quando a demanda desse grupo havia crescido 3,8%. Ainda assim, trouxe um importante contribuição para a expansão da economia, pois o consumo das famílias responde por 60% do PIB brasileiro.

“Quem sustenta efetivamente o crescimento do país é a demanda interna”, observa o coordenador de Contas Nacionais do IBGE, Roberto Olinto.

Olinto destacou que boa parte do aumento das importações se deve à compra de insumos industriais no exterior como produtos químicos, máquinas e equipamentos, material eletrônico e equipamentos de comunicação, e peças e acessórios para veículos. Já entre os bens de consumo, houve grande aumento da importação de automóveis.

No ano passado, segundo o IBGE, a importação de bens e serviços cresceu 9,7%, enquanto a exportação subiu menos, 4,5%.

Post Relacionados

2 Comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

  1. […] assim, é a demanda doméstica que vai dar suporte ao crescimento no ano que vem. A agência aponta para o aumento do salário […]

    Pingback por Menor crescimento para o Brasil estimado pela Fitch — 2 de junho de 2012 #

  2. […] setores produtivos registrou aumento em outubro. Serviços tiveram variação zero ante setembro, a indústria passou por uma queda de 0,1% e o setor agropecuário recuou […]

    Pingback por Estagnação da economia brasileira no quarto trimestre, e refletido pelo PIB mensal — 6 de junho de 2012 #

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil