Busca:

Curso de Direito


 O Curso de Direito, ou também chamado de Ciências Jurídicas e Sociais, é um dos mais concorridos nas universidades do Brasil. O direito é a ciência que estuda o sistema de normas que regulam as relações sociais; as pessoas interessadas em se formar nesta disciplina cuidarão da aplicação das normas jurídicas vigentes para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade, e deverão promover sempre a igualdade de direitos para todos.

 
Os profissionais formados em direito, os bacharéis, poderão escolher entre duas opções de carreira, a advocacia e a jurídica.

As áreas de desenvolvimento dos advogados são as seguintes: direito trabalhista e previdenciário, civil, administrativo, tributário, contratual, ambiental, comercial, da tecnologia da informação, do consumidor, de propriedade intelectual; direito penal ou criminal, e arbitragem internacional.

Os profissionais que optem pela carreira jurídica, poderão escolher entre Delegacia de Polícia, Advocacia Pública, Magistratura ou Ministério Público, e só conseguirão um emprego por meio de concursos públicos, onde às vezes são requisitos alguns anos de experiência em advocacia.

Para ser advogado no Brasil, é preciso passar um exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que é uma prova instituída por Lei, e que se realiza em todo o país, três vezes ao ano.

Vantagens do Mercado de Trabalho

A demanda de profissionais das ciências jurídicas está se acrescentando no setor público nas esferas federais e estaduais; além disso, ramos mais modernos como o direito ambiental e da tecnologia da informação estão se desenvolvendo nas empresas públicas e privadas, e advogados com estas orientações são requeridos e valorizados. Outras áreas em destaque são o direito internacional e no campo da genética.

A carreira jurídica tem a vantagem de salários fixos, expediente definido e um emprego estável; o advogado e o bacharel em Direito, terão outros desafios relacionados com a escolha da área, e uma carreira mais dinâmica.

Curso

A duração média é de 5 anos. Os três primeiros anos são teóricos e com ênfases nas ciências humanas, e outras matérias específicas do direito. A especialização geralmente começa a ser definida no quinto ano. São obrigatórios: uma monografia e a realização de um estágio para obter um diploma.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil