Curso de Direito
Postado por Gabriela Piccinna no 9 de março de 2012
O Curso de Direito, ou também chamado de Ciências Jurídicas e Sociais, é um dos mais concorridos nas universidades do Brasil. O direito é a ciência que estuda o sistema de normas que regulam as relações sociais; as pessoas interessadas em se formar nesta disciplina cuidarão da aplicação das normas jurídicas vigentes para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade, e deverão promover sempre a igualdade de direitos para todos.
Os profissionais formados em direito, os bacharéis, poderão escolher entre duas opções de carreira, a advocacia e a jurídica.
As áreas de desenvolvimento dos advogados são as seguintes: direito trabalhista e previdenciário, civil, administrativo, tributário, contratual, ambiental, comercial, da tecnologia da informação, do consumidor, de propriedade intelectual; direito penal ou criminal, e arbitragem internacional.
Os profissionais que optem pela carreira jurídica, poderão escolher entre Delegacia de Polícia, Advocacia Pública, Magistratura ou Ministério Público, e só conseguirão um emprego por meio de concursos públicos, onde às vezes são requisitos alguns anos de experiência em advocacia.
Para ser advogado no Brasil, é preciso passar um exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que é uma prova instituída por Lei, e que se realiza em todo o país, três vezes ao ano.
Vantagens do Mercado de Trabalho
A demanda de profissionais das ciências jurídicas está se acrescentando no setor público nas esferas federais e estaduais; além disso, ramos mais modernos como o direito ambiental e da tecnologia da informação estão se desenvolvendo nas empresas públicas e privadas, e advogados com estas orientações são requeridos e valorizados. Outras áreas em destaque são o direito internacional e no campo da genética.
A carreira jurídica tem a vantagem de salários fixos, expediente definido e um emprego estável; o advogado e o bacharel em Direito, terão outros desafios relacionados com a escolha da área, e uma carreira mais dinâmica.
Curso
A duração média é de 5 anos. Os três primeiros anos são teóricos e com ênfases nas ciências humanas, e outras matérias específicas do direito. A especialização geralmente começa a ser definida no quinto ano. São obrigatórios: uma monografia e a realização de um estágio para obter um diploma.
Post Relacionados
Sem comentários
RSS de comentários. TrackBack URI