Busca:

Cúpula entre Brasil e UE tem como centro a cooperação


A presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, participa hoje em uma cúpula bilateral com autoridades da União Européia (UE) para tratar temas relacionados com a economia e a cooperação em matéria de ciência e educação.

bra_ue

Rousseff, quem chegou ontem a esta capital, também tem previsto reunir-se com o primeiro ministro em funções da Bélgica, Yves Leterme.

A presidenta participará nesta noite em um jantar oferecido pelos presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão Européia, José Manuel Durao, segundo fonte da delegação que lhe acompanha.

Nas conversas, que prosseguirão amanhã, também tomará parte a alta representante de política exterior da UE, Catherine Ashton, e o comissário para assuntos comerciais, Karel De Gucht.

A presidenta brasileira tratará temas relativos à crise econômica, o papel de seu país como produtor de bio-combustíveis e outros vinculados com a mudança climática e o desenvolvimento sustentável.

Assim mesmo, referirá seu ponto de vista sobre a petição da Autoridade Nacional Palestina de ser reconhecido como um membro pleno da ONU.

A assinatura de acordos sobre serviços aéreos, desenvolvimento tecnológico, políticas espaciais, cultura e turismo faz parte, ademais, da estância de Rousseff na Bélgica.

Na manhã desta segunda-feira, a líder sul-americana reuniu-se com o secretário geral da FIFA, Jerome Valcke, a quem reafirmou seu compromisso de oferecer melhores condições para efetuar a Copa do Mundo que organiza seu país para junho de 2014.

Rousseff será recebida pelo rei dos belgas, participará na inauguração do Europalia, o maior festival europeu de cultura que este ano está dedicado a Brasil.

A presidenta sul-americana viaja acompanhada pelos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota; Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercandante; Comunicações, Paulo Bernardo; Cultura, Ana de Hollanda, entre outros.

A visita de Rousseff pela Europa também lhe levará a Bulgária e a Turquia.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil