Cúpula entre Brasil e UE tem como centro a cooperação
Postado por MGonzalez no 3 de outubro de 2011A presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, participa hoje em uma cúpula bilateral com autoridades da União Européia (UE) para tratar temas relacionados com a economia e a cooperação em matéria de ciência e educação.
Rousseff, quem chegou ontem a esta capital, também tem previsto reunir-se com o primeiro ministro em funções da Bélgica, Yves Leterme.
A presidenta participará nesta noite em um jantar oferecido pelos presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão Européia, José Manuel Durao, segundo fonte da delegação que lhe acompanha.
Nas conversas, que prosseguirão amanhã, também tomará parte a alta representante de política exterior da UE, Catherine Ashton, e o comissário para assuntos comerciais, Karel De Gucht.
A presidenta brasileira tratará temas relativos à crise econômica, o papel de seu país como produtor de bio-combustíveis e outros vinculados com a mudança climática e o desenvolvimento sustentável.
Assim mesmo, referirá seu ponto de vista sobre a petição da Autoridade Nacional Palestina de ser reconhecido como um membro pleno da ONU.
A assinatura de acordos sobre serviços aéreos, desenvolvimento tecnológico, políticas espaciais, cultura e turismo faz parte, ademais, da estância de Rousseff na Bélgica.
Na manhã desta segunda-feira, a líder sul-americana reuniu-se com o secretário geral da FIFA, Jerome Valcke, a quem reafirmou seu compromisso de oferecer melhores condições para efetuar a Copa do Mundo que organiza seu país para junho de 2014.
Rousseff será recebida pelo rei dos belgas, participará na inauguração do Europalia, o maior festival europeu de cultura que este ano está dedicado a Brasil.
A presidenta sul-americana viaja acompanhada pelos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota; Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercandante; Comunicações, Paulo Bernardo; Cultura, Ana de Hollanda, entre outros.
A visita de Rousseff pela Europa também lhe levará a Bulgária e a Turquia.
Post Relacionados
Publicado em: 3 de outubro de 2011
Categorias: Acordos Comerciais, Crise economia, Economia, Economia Brasil, Economia Brasil 2011, Noticias Econômicas do Brasil, Setores da economia
Sem comentários
RSS de comentários. TrackBack URI