Busca:

Como surgiu o subdesenvolvimento


O subdesenvolvimento é na perspectiva marxista fruto de: abre_pobreza

  • Colonização;
  • Pilhagem do Sul pelo Norte;
  • Demografia galopante;
  • Culpa dos países colonialistas.

O subdesenvolvimento remonta à revolução industrial, já que até então as diferenças relevantes que existiam entre os diferentes países se deviam fundamentalmente ás estruturas sociais e religiosas dos referidos países.

Embora a Revolução Industrial tenha surgido na Inglaterra, veio mais tarde a difundir-se por outros países (Europa e EUA) provocando várias transformações demográficas, económicas e sociais.

Já em plena revolução industrial não havia diferenças significativas entre o nível de produção e das condições de vida da população dos países desenvolvidos face aos restantes. O mesmo já não poderia ser dito a partir de 1870.

É só a partir da 2ª guerra mundial e no contexto da guerra fria, que surge uma campanha com o objectivo de consciencializar a opinião pública ocidental sobre a gravidade dos problemas enfrentados pelos países do 3º mundo.

O 3º mundo emerge na cena internacional em consequência do movimento internacional da descolonização, da década de 50 e dos países que então surgiram.

Em 1955 na Conferencia Afro-Asiática de Bandound o 3º mundo passou ao primeiro plano da actualidade com 29 nações representativas de metade da população mundial e apenas 8% da riqueza mundial. Os protestos dirigiram-se na referida conferencia contra o colonialismo e a ingerência das grandes potências nos assuntos dos estados participantes na conferência.

Outros acontecimentos que colocaram em evidência os países do 3º mundo foram:

–  a criação da OUA (Organização da Unidade Africana) em 1963;

– a realização da 1ª conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (NUCD) em 1964;

– a Conferência de Argel onde foi definida uma Nova Ordem Económica Internacional (NOEI) em 1973;

– A Conferência Norte-Sul em Paris em 1975.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil