Brasil transformou crise em oportunidade, diz Dilma
Postado por MGonzalez no 2 de janeiro de 2012A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que o Brasil conseguiu transformar a crise econômica global em uma oportunidade para crescer e que isso permitiu entrar em uma ‘era de prosperidade’.
‘Com planejamento e políticas acertadas, estamos conseguindo proteger nossa economia, nossos setores produtivos e, sobretudo, o emprego dos brasileiros. Estamos transformando um momento de crise em um momento de oportunidade e entrando em uma nova era, uma era de prosperidade’, disse em seu programa semanal de rádio.
A presidente destacou que em 2011, ano em que quase todos os países do mundo perderam empregos, o Brasil gerou mais de 2 milhões de novos postos formais de trabalho e registrou um crescimento econômico com a inflação sob controle.
‘No ano em que grandes potências mundiais estão tendo crescimento negativo, ou igual a zero, nós vamos ter um bom crescimento. Porque ele está acompanhado de inflação baixa, de juros descendentes, aumento do emprego, distribuição de renda e diminuição de desigualdades’, afirmou.
Apesar de ter enfrentado alguns efeitos da crise como a redução da demanda externa, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu em 2011 cerca de 3%, segundo as últimas previsões.
O crescimento do ano passado, no entanto, ficou longe da expansão de 7,5% de 2010 e obedeceu principalmente ao desempenho do primeiro semestre porque a economia registrou uma estagnação a partir de julho.
Dilma disse que enquanto em 2011 o Brasil enfrentou uma grande prova, em 2012 poderá consolidar seu modelo de crescimento, baseado no incentivo do mercado interno mediante a redução de impostos, o aumento do crédito e o aumento da renda.
‘2012 começará com menos tributos para as mais de 5 milhões de pequenas empresas que estão no Simples, e para os Microempreendedores Individuais. Estes empreendedores também vão ter crédito mais fácil e mais barato’, disse Dilma.
A governante afirma que em 2012 todos os brasileiros terão facilidades para adquirir sua casa própria, porque até 2014, os bancos estatais investirão R$ 125 bilhões em programas de crédito barato para habitação.
Dilma também acrescentou que para impulsionar o consumo e garantir o crescimento da economia o Governo reduziu impostos sobre eletrodomésticos e sobre caminhões, caminhonetes e máquinas agrícolas. ‘Com menos impostos e mais crédito a economia brasileira crescerá mais’, disse.
Post Relacionados
Publicado em: 2 de janeiro de 2012
Categorias: Crise economia, Desemprego, Economia, Economia Brasil, Economia Brasil 2012, Emprego Brasil, Noticias Econômicas do Brasil, PIB 2012, PIB Brasil, Problemas Comerciais, Setores da economia
Sem comentários
RSS de comentários. TrackBack URI