Brasil melhora, mas ainda é país com pouca liberdade econômica
Postado por MGonzalez no 12 de janeiro de 2012O Brasil é considerado um país com pouca liberdade econômica. Uma pesquisa da Heritage Foundation, uma consultoria americana que avalia a reputação dos países, em parceira com o Wall Street Journal aponta que a economia brasileira melhorou em relação ao ano passado, mas ainda aparece na categoria “majoritariamente restrito”. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (12).
A classificação, que está na 18ª edição, leva em conta dez fatores: direito de propriedade, corrupção, gastos públicos, liberdade fiscal, ambiente para negócios, liberdade de trabalho, condições monetárias, ambiente do comércio, investimentos e liberdade financeira.
Em 2012, o Brasil conseguiu mais 1,6 ponto em relação a 2011, subiu para a 57,9 pontos e ficou na 99ª colocação de um ranking com 179 países. Considerando apenas as Américas do Sul e Central e a região do Caribe, o país aparece na 20ª colocação de uma lista de 29 nações.
A média mundial foi de 59,5 pontos e, portanto, o país ficou abaixo da nota de corte e aparece atrás de nações africanas do terceiro mundo, como Uganda, Gana, Cabo Verde e Burkina Faso, e países da América do Sul e Central, como Peru, Colômbia, Panamá e Costa Rica.
Por outro lado, o Brasil aparece na frente da maior parte dos países que integram o grupo dos Brics – Rússia, Índia, China e África do Sul – e da Argentina. Entre os Brics, do qual também faz parte, o país só perde para os sul-africanos, que ficaram na 70ª colocação do ranking.
O líder do ranking é Hong Kong, que ganhou 0,2 pontos em relação ao ano passado e atingiu a marca de 89,9 pontos. Na segunda colocação ficou Cingapura, seguida da Austrália, Nova Zelândia e Suíça. Os Estados Unidos aparecem na 10ª colocação.
Situação brasileira
O Brasil melhorou em indicadores como gastos públicos, liberdade fiscal, ambiente financeiro e liberdade trabalhista e manteve a mesma pontuação nos itens direitos de propriedade, corrupção e liberdade para investimentos.
Por outro lado, piorou em quesitos como liberdade para os negócios, ambiente monetário e liberdade comercial.
“As pontuações de itens como corrupção e direitos de propriedade estão relativamente baixas, e o sistema judicial está sujeito à influência política”, segundo o relatório.
Veja ranking dos dez primeiros e colocação de outros países na economia mundial
Livres
1º Hong Kong
2º Cingapura
3º Austrália
4º Nova Zelândia
5º Suíça
Majoritariamente livres
6º Canadá
7º Chile
8º Mauritânia
9º Irlanda
10º Estados Unidos
Moderadamente livres
29º Uruguai
36º Espanha
40ª Noruega
42º Peru
44º Costa Rica
45º Colômbia
54º México
70º África do Sul
78º Uganda
84º Gana
Majoritariamente restrito
99º Brasil
123º Índia
138º China
144º Rússia
Reprimidos
158º Argentina
174º Venezuela
Post Relacionados
Publicado em: 12 de janeiro de 2012
Categorias: Crise economia, Desemprego, Economia, Economia Brasil, Noticias Econômicas do Brasil, PIB 2012, PIB Brasil, Problemas Comerciais, Setores da economia
Sem comentários
RSS de comentários. TrackBack URI