Brasil continua sendo atrativo para os investidores
Postado por MGonzalez no 28 de julho de 2011O Banco Central participou, junto com o Ministério da Fazenda, da discussão sobre as medidas publicadas ontem para conter a valorização cambial, revelou Alexandre Tombini, presidente da autoridade monetária, após conferência na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro.
Segundo ele, as novas regras têm o objetivo de conter a alavancagem do real ante o dólar, em um momento de ampla liquidez internacional e algumas moedas sob pressão. Mas, apesar das ações para conter o fluxo de capital, o Brasil continuará a atrair investimentos.
"O investimento estrangeiro responde a fatores estruturais, condições de longo prazo que não são afetadas por essa medida. Inclusive, tornam o Brasil ao longo do tempo um paradeiro mais seguro para o investimento produtivo, os investimentos em infraestrutura, os investimentos diretos estrangeiros", afirmou o presidente do BC. "O Brasil continua sendo um País receptivo aos investimentos diretos estrangeiros e essa medida vem fortalecer essa marca da economia brasileira".
Tombini disse também que o órgão continuará atuando para mitigar possíveis riscos provenientes da entrada excessiva de capitais. Segundo ele, "a economia brasileira sai mais forte com essa medida".
A atuação do BC sobre o câmbio não sofrerá alterações e as intervenções diárias devem continuar, embora o banco afirme que manterá a vigilância sobre a situação do mercado para definir novas ações.
Post Relacionados
Publicado em: 28 de julho de 2011
Categorias: Economia, Economia Brasil, Economia Brasil 2011, Economia Brasil 2012, PIB 2011, Setores da economia
Sem comentários
RSS de comentários. TrackBack URI