Busca:

BNDES poderia financiar a construção das fabricas da Duratex


Dos investimentos anunciados no dia 18/4 pela Duratex, que totalizam 1,2 bilhão de reais, metade do valor será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), afirmou Flavio Donatelli, diretor executivo financeiro e de relações com investidores da companhia.

clip_image001

Segundo o executivo, a estimativa é de que, em três meses, os contratos de financiamento sejam assinados. "Já conversamos com o BNDES e está tudo certo para recebermos o aporte". Além dos 600 milhões de reais, a Duratex também está angariando valores junto ao BNDES para investimentos no braço de louças e metais sanitários da companhia.

A Duratex planeja construir duas plantas de MDF, que juntas devem agregar a capacidade das plantas já existentes 1,2 milhão de metros cúbicos do produto. Hoje, a divisão de madeira da Duratex responde por dois terços do faturamento da companhia. Em 2010, a Duratex registrou receita líquida de 2,7 bilhões de reais.

"Nos próximos cinco anos, nossa receita líquida deve crescer cerca de 1 bilhão de reais. Parte dessa pauta está relacionada aos investimentos anunciados para os próximos anos na área de MDF", afirmou Donatelli.

Segundo ele, o MDF é um produto de maior valor agregado, que pode trazer um retorno mais rápido para a companhia. "O mercado está aquecido e acreditamos que o crescimento do setor deve manter o mesmo ritmo nos próximos anos", afirmou o executivo. Em 2010, o setor de MDF cresceu 26% na comparação com o ano retrasado.

Mercado interno

As duas novas fábricas da Duratex serão construídas, a princípio, para atender o mercado interno. Donatelli, no entanto, não descarta a possibilidade de exportar o material. "Se houver demanda, podemos exportar. Mas prioridade será o Brasil", disse.

O MDF é uma madeira compensada usada principalmente pelo mercado moveleiro e de construção civil. Os eventos esportivos, que acontecerão no país nos próximos anos, também devem movimentar o setor. "Estamos de olho também neste mercado", afirmou Donatelli

A primeira fábrica da Duratex deve ficar pronta no final de 2012. Neste ano, cerca de 250 milhões devem ser investidos na construção da planta. A unidade será instalada na cidade de Itapetininga, interior de São Paulo. A segunda fábrica ainda não tem local definido, mas deve ser instalada na região sul ou sudeste do país, principais pontos onde estão as florestas da Duratex.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil