Busca:

As respostas das economias mistas de mercado


As crises cíclicas que desde a década de 70 têm afectado as economias de mercado, puseram em causa alguns dos seus instrumentos de política económica.images (7)

As crises económicas (abrandamento do crescimento económico e do comércio internacional, aumento do desemprego, etc.) e financeiras (a queda das bolsas, aumento das taxas de juro, etc.), culminaram com a crise de 1982 nos EUA, com uma das mais graves recessões desde a 2ª guerra mundial.

Limitações do estado providência

1º- crise de eficácia – persistência das desigualdades na distribuição da riqueza e das assimetrias regionais;

2º- crise de legitimidade – alguns sectores de produção começam a pôr em causa o próprio estado;

3º- crise financeira – diminuição das receitas e aumento das prestações sociais, devido ao aumento do desemprego induzido pelo abrandamento do crescimento económico.

4º- retrocesso das políticas sociais traduzido em cortes nos programas sociais, o que leva à comparticipação dos utentes nos custos dos serviços prestados e à privatização de alguns sectores de previdência social (saúde, transportes, habitação e pensões de reforma).

Estrutura do estado providência

1ª dimensão – desenvolvimento de políticas sociais gerais e de políticas compensatórias de determinados segmentos da população.

2ª dimensão – implementação de políticas macro-económicas e de regulação da esfera económica privada, intervindo o estado no mau funcionamento das regras de mercado.

3ª dimensão – institucionalização da Concentração Económica e Social em torno dos grandes objectivos, como sejam: o desenvolvimento económico e a diminuição das desigualdades sociais.

Os diferentes níveis do desenvolvimento das sociedades

A existência de países com diferentes níveis de desenvolvimento é hoje em dia uma realidade indismentivel. Confrontados como somos pela resistência por um lado de altos níveis de produção e consumo, quando por outro lado constatamos o inverso. São os fenómenos do desenvolvimento e do subdesenvolvimento.

Post Relacionados

2 Comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

  1. […] que em uma reunião com Lula este calcificou de excelente o resultado, considerando os efeitos da crise econômica e financeira […]

    Pingback por Satisfeito o governo brasileiro com o PIB 2009, ainda que foi negativo — 20 de outubro de 2011 #

  2. […] maus anos agrícolas, o abrandamento do crescimento econômico, a escassez e a má qualidade dos produtos, associada à repressão política levou ao colapso dos […]

    Pingback por As economias mistas de direção central — 3 de novembro de 2012 #

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil