Busca:

As economias mistas de direção central


 

O socialismo de mercado é o resultado da adoção de políticas de descentralização levadas a cabo por algumas economias de direção central, casos da Hungria e da Ex-Jugoslávia.images (2)

Nestes dois casos a propriedade dos meios de produção continuou a ser majoritariamente coletiva, pelo menos na indústria.

A planificação deixou de ser imperativa e a distribuição centralizada dos recursos foi substituída pelo relacionamento direto entre as empresas. O estado passou a intervir indiretamente na economia através dos preços, da fiscalidade, das despesas públicas e da política de crédito.

Foi também instituído um novo sistema de preços onde alguns deles passaram a ser estabelecidos livremente pelo mercado.

Os maus anos agrícolas, o abrandamento do crescimento econômico, a escassez e a má qualidade dos produtos, associada à repressão política levou ao colapso dos países com este modelo.

As respostas das economias mistas de direção central

Atualmente na Europa tem-se assistido ao desmembramento dos regimes econômicos próximos do modelo de economia de direção central. A organização econômica destes países tende a aproximar-se cada vez mais do modelo de economias mistas de mercado.

Os disfuncionamentos do modelo levaram às crises dos países socialistas da década de 80. Estas crises são basicamente de 3 tipos:

Crise conjuntural, em que a existência de ciclos de atividade económica nos países de economia de direção central é contraditória com a ideia da economia planificada, pois esta é suposto estar associada a um crescimento regular programado e efetivo na atividade econômica.

Crise estrutural – declínio tendencial dos resultados econômicos, fraca eficácia do sistema centralizado e lenta melhoria na produção de bens de consumo. Há uma incapacidade do sistema para garantir um crescimento intensivo.

Crise política – perda de legitimidade do Partido Comunista aliada com as dificuldades econômicas de 80 e com a crise estrutural que se vão constituir como fatores de Uma Crise Global.

Post Relacionados

1 Comentário

RSS de comentários. TrackBack URI

  1. […] demarcar um lugar próprio para os países que não queriam ser engolidos nas esferas capitalista e comunista. É a busca do “Não alinhamento” e do antigo […]

    Pingback por As designações 3º mundo em vias de desenvolvimento e países do sul — 3 de novembro de 2012 #

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil