As economias mistas de direção central
Postado por MGonzalez no 25 de junho de 2010
O socialismo de mercado é o resultado da adoção de políticas de descentralização levadas a cabo por algumas economias de direção central, casos da Hungria e da Ex-Jugoslávia.
Nestes dois casos a propriedade dos meios de produção continuou a ser majoritariamente coletiva, pelo menos na indústria.
A planificação deixou de ser imperativa e a distribuição centralizada dos recursos foi substituída pelo relacionamento direto entre as empresas. O estado passou a intervir indiretamente na economia através dos preços, da fiscalidade, das despesas públicas e da política de crédito.
Foi também instituído um novo sistema de preços onde alguns deles passaram a ser estabelecidos livremente pelo mercado.
Os maus anos agrícolas, o abrandamento do crescimento econômico, a escassez e a má qualidade dos produtos, associada à repressão política levou ao colapso dos países com este modelo.
As respostas das economias mistas de direção central
Atualmente na Europa tem-se assistido ao desmembramento dos regimes econômicos próximos do modelo de economia de direção central. A organização econômica destes países tende a aproximar-se cada vez mais do modelo de economias mistas de mercado.
Os disfuncionamentos do modelo levaram às crises dos países socialistas da década de 80. Estas crises são basicamente de 3 tipos:
Crise conjuntural, em que a existência de ciclos de atividade económica nos países de economia de direção central é contraditória com a ideia da economia planificada, pois esta é suposto estar associada a um crescimento regular programado e efetivo na atividade econômica.
Crise estrutural – declínio tendencial dos resultados econômicos, fraca eficácia do sistema centralizado e lenta melhoria na produção de bens de consumo. Há uma incapacidade do sistema para garantir um crescimento intensivo.
Crise política – perda de legitimidade do Partido Comunista aliada com as dificuldades econômicas de 80 e com a crise estrutural que se vão constituir como fatores de Uma Crise Global.
Post Relacionados
Publicado em: 25 de junho de 2010
Categorias: Crise economia, Economia, Economia Brasil, Problemas Comerciais, Setores da economia
1 Comentário
RSS de comentários. TrackBack URI
[…] demarcar um lugar próprio para os países que não queriam ser engolidos nas esferas capitalista e comunista. É a busca do “Não alinhamento” e do antigo […]
Pingback por As designações 3º mundo em vias de desenvolvimento e países do sul — 3 de novembro de 2012 #