A crise americana da falta de mão de obra especializada
Postado por MGonzalez no 4 de novembro de 2011Apesar da alta taxa de desemprego, que caiu de 9,1% em setembro para 9% em outubro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento do Trabalho dos EUA, alguns setores da economia americana sofrem com falta de mão-de-obra especializada.
Em áreas como tecnologia da informação, mineração, serviços de saúde e indústria manufatureira, empregadores relatam dificuldade em conseguir profissionais com a qualificação necessária.
Uma pesquisa recente feita pela consultoria Deloitte em conjunto com o Manufacturing Institute, entidade que representa o setor manufatureiro, calcula que 600 mil vagas permanecem abertas na indústria manufatureira porque os empregadores não conseguem encontrar funcionários o nível de instrução desejada.
O problema da falta de mão-de-obra especializada não é novo nos Estados Unidos. Mas o fato de que persiste mesmo em um momento em que 13,9 milhões de americanos estão desempregados surpreende alguns analistas.
“Algumas pessoas acham estranha a ideia de que os empregadores possam ter dificuldade em recrutar profissionais especializados em um momento em que há tanto excesso de trabalhadores procurando por empregos”, disse a analista Madeleine Sumption, do Migration Policy Institute, em Washington.
“Mas o alto desemprego não significa que certos profissionais especializados não sejam difíceis de encontrar. Há algumas ocupações específicas em que a demanda permanece muito forte”, afirma.
Post Relacionados
Publicado em: 4 de novembro de 2011
Categorias: Crise economia, Economia, Economia Brasil, Economia Brasil 2011, Noticias Econômicas do Brasil, PIB Brasil
1 Comentário
RSS de comentários. TrackBack URI
[…] de empregos, o que estimula os salários a serem ampliados. A mesma pesquisa do IBGE apurou que a taxa de desemprego recuou para 6,1% da população economicamente ativa em outubro, outro recorde e menor patamar da […]
Pingback por A vontade de consumir do brasileiro — 4 de novembro de 2012 #