Busca:

A 20ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo


Hoje começou na Argentina a 20ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo. O encontro vai se focalizar em aprovar planos de investimentos em educação com metas até 2021. Vários analistas acham que o total dos recursos destinados podem chegar a R$ 100 bilhões nos próximos dez anos. Um dos objetivos é ampliar as oportunidades de ensino.

Educação para Inclusão Social e o grande tópico da reunião de líderes de países de língua portuguesa e espanhola. Está na pauta a aprovação de um documento político, um plano de ação sobre a defesa da democracia, o combate ao crime, a necessidade de pôr fim ao bloqueio imposto a Cuba, o apoio à luta contra o terrorismo e a disputa sobre as Ilhas Malvinas.

Os chefes de Estado também participam de encontros bilaterais. No início da tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir com o presidente do México, Felipe Calderón, e com o rei da Espanha, Juan Carlos. O monarca representará o presidente espanhol, José Luis Zapatero, que cancelou sua participação na cúpula.

Zapatero não pode ficar no encontro porque participa de reunião do Conselho de Ministros, que aprovará medidas econômicas contra a crise que a Espanha enfrenta. A presidenta eleita do Brasil, Dilma Rousseff, tampoco acompanhara Lula neste encontro. A ainda a presença do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não foi confirmada.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil