Busca:

2011 com resultado satisfatório para a economia brasileira


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, faz um balanço positivo sobre a economia brasileira em 2011. De acordo com ele, o país chega ao fim do ano superando os reflexos da crise que atinge a economia global.

desaceleração brasil

Mantega disse que este não foi um ano fácil para a economia mundial, embora os problemas tenham sido menores do que os ocorridos em 2008, devido à crise iniciada no mercado imobiliário dos Estados Unidos.

“Felizmente, o Brasil conseguiu atravessar este ano com excelente resultado econômico. Vamos terminar o ano como o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) mundial, com US$ 2.4 trilhões. Passamos a Itália e agora, diante de nós, temos os grandes. Poderemos passar a França nos próximos anos”, disse.

Acima do Brasil, informou Mantega, estão os Estados Unidos, a China, Alemanha, o Japão e a França. Segundo o ministro, a economia brasileira continuará crescendo em um ritmo maior do que nesses países, perdendo apenas na comparação de crescimento para a China.

“Terminamos 2011 com um mercado consumidor forte e maior do que no ano passado, quando já cresceu bastante. A população está consumindo mais alimentos, mais eletroeletrônicos, carros. E o crédito habitacional cresceu”, disse o ministro.

Para Mantega, embora tenha crescido a compra de bens de consumo duráveis, a aquisição da casa própria é uma mudança qualitativa importante para os brasileiros. Segundo ele, quando a população começa a gastar na compra da casa própria, os indicadores da situação das famílias passam a ser melhores do que os do consumo de televisões, computadores e carros.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil