0,3% foi a contração da produção industrial no Brasil
Postado por MGonzalez no 31 de agosto de 2011A produção industrial brasileira se contraiu 0,3% em julho em relação ao mesmo mês do ano passado após dois meses de crescimento, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado de julho confirmou a tendência de desaceleração do setor neste ano após o crescimento de 10,5% em 2010, sua maior expansão em 24 anos. Em comparação com junho, a produção industrial de julho foi 0,5% superior.
Nos sete primeiros meses do ano, a produção das fábricas cresceu 1,4%, resultado inferior aos 15% registrados no mesmo período de 2010, acrescentou o IBGE. Da mesma forma, a produção acumulada no período de 12 meses até julho foi de 2,9%, abaixo dos 8,3% observados entre agosto de 2009 e julho de 2010.
A desaceleração do setor industrial está em consonância com a registrada na economia brasileira, que neste ano pode crescer 4% segundo as previsões do governo, após ter se expandido 7,5% no ano passado, seu maior ritmo em 24 anos.
Segundo o IBGE, 15 dos 27 setores industriais analisados tiveram uma produção menor do que a de julho de 2010, liderados pelo ramo têxtil, que caiu 20,9%. As indústrias atribuem a desaceleração da produção à redução das exportações como conseqüência da valorização do real frente ao dólar, que reduziu o poder competitivo dos produtos brasileiros, e à crise econômica em mercados importantes para o país, principalmente os europeus.
Para enfrentar a crise internacional, o governo anunciou isenções de impostos aos setores industriais mais afetados e a redução dos custos trabalhistas para as companhias que perderam competitividade no exterior.
Post Relacionados
Publicado em: 31 de agosto de 2011
Categorias: Economia, Economia Brasil 2011, Noticias Econômicas do Brasil, PIB 2011, Setores da economia
1 Comentário
RSS de comentários. TrackBack URI
[…] crescimento do país estaria chegando ao nível que estava antes da crise econômica. Um 18,4% cresceu a […]
Pingback por Cresce a produção industrial no Brasil — 21 de outubro de 2011 #