Busca:

0,3% foi a contração da produção industrial no Brasil


A produção industrial brasileira se contraiu 0,3% em julho em relação ao mesmo mês do ano passado após dois meses de crescimento, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

dinheiro-como-lucrar-em-tempos-de-crise-br

O resultado de julho confirmou a tendência de desaceleração do setor neste ano após o crescimento de 10,5% em 2010, sua maior expansão em 24 anos. Em comparação com junho, a produção industrial de julho foi 0,5% superior.

Nos sete primeiros meses do ano, a produção das fábricas cresceu 1,4%, resultado inferior aos 15% registrados no mesmo período de 2010, acrescentou o IBGE. Da mesma forma, a produção acumulada no período de 12 meses até julho foi de 2,9%, abaixo dos 8,3% observados entre agosto de 2009 e julho de 2010.

A desaceleração do setor industrial está em consonância com a registrada na economia brasileira, que neste ano pode crescer 4% segundo as previsões do governo, após ter se expandido 7,5% no ano passado, seu maior ritmo em 24 anos.

Segundo o IBGE, 15 dos 27 setores industriais analisados tiveram uma produção menor do que a de julho de 2010, liderados pelo ramo têxtil, que caiu 20,9%. As indústrias atribuem a desaceleração da produção à redução das exportações como conseqüência da valorização do real frente ao dólar, que reduziu o poder competitivo dos produtos brasileiros, e à crise econômica em mercados importantes para o país, principalmente os europeus.

Para enfrentar a crise internacional, o governo anunciou isenções de impostos aos setores industriais mais afetados e a redução dos custos trabalhistas para as companhias que perderam competitividade no exterior.

Post Relacionados

1 Comentário

RSS de comentários. TrackBack URI

  1. […] crescimento do país estaria chegando ao nível que estava antes da crise econômica. Um 18,4% cresceu a […]

    Pingback por Cresce a produção industrial no Brasil — 21 de outubro de 2011 #

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil